HOME FEEDBACK

Endereço em Londres que 'juiz Edward' deu à polícia é de britânico 'que não sabe nada do Brasil'

Homem é acusado de criar identidade falsa para se tornar juiz e manter dupla documentação. Descoberta da fraude ocorreu durante tentativa de renovação de RG em São Paulo.

Homem se passa por juiz com identidade falsa: Edward Albert Lancelot Dodd-Canterbury Caterham Wickfield foi nome adotado por um homem que se matriculou na Universidade de São Paulo, passou em concurso para juiz e atuou por mais de 20 anos.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) descobriu a fraude ao tentar renovar o RG do juiz aposentado em outubro de 2024, onde as impressões digitais foram associadas a José Eduardo Franco dos Reis.

José Eduardo, durante depoimento, alegou que a identidade falsa era para renovar o RG de seu irmão gêmeo, também chamado Edward, que teria sido adotado por uma família britânica.

Investigações da polícia revelaram que o suposto irmão não foi encontrado, e os vizinhos do endereço indicado negaram conhecê-lo.

A denúncia do MP-SP, aceita pela Justiça em 31 de março, afirma que José criou uma segunda personalidade e possuía documentação dupla. Registrou-se com seu nome verdadeiro em 1973, mas adotou o nome falso em 1980 para obter um novo RG.

Ele utilizou essa identidade ao longo das décadas para obter diplomas, ser juiz e realizar transações.

Leia mais em bbc