Empresas alemãs lançam iniciativa de investimento “Feito para a Alemanha”
Empresas se unem para revitalizar a economia alemã através de investimentos massivos. Iniciativa busca acelerar aprovações de projetos e melhorar a confiança no mercado antes de reformas governamentais.
Principais empresas alemãs, incluindo Siemens e Deutsche Bank, anunciaram investimento de 631 bilhões de euros (US$ 733,92 bilhões) até 2028, visando ressuscitar a confiança dos investidores na maior economia da Europa.
As 61 empresas irão apresentar a iniciativa “Feito para a Alemanha” ao chanceler Friedrich Merz e ao ministro das Finanças, Lars Klingbeil, nesta segunda-feira (21).
Os investimentos incluem:
- Capital
- Gastos com pesquisa e desenvolvimento
- Compromissos de investidores internacionais
Não está claro qual proporção dos investimentos já era planejada e quais são novos compromissos.
O CEO da Siemens, Roland Busch, afirmou que as empresas farão lobby por aprovações mais rápidas para projetos de infraestrutura e medidas contra a escassez de mão de obra.
Clemens Fuest, do instituto Ifo, considerou a iniciativa um “passo na direção certa”, mas questionou sua sustentabilidade e impacto econômico a longo prazo.
O anúncio antecede um aumento esperado nos gastos do governo, impulsionado por reformas nas regras de endividamento e a criação de um fundo especial para infraestrutura.
A Reuters havia noticiado sobre a iniciativa para aumentar a confiança dos investidores na Alemanha em 8 de julho.