Empresários defendem redução de tensão política para que ‘razão econômica’ prevaleça sobre tarifas
Em reunião do Lide, empresários discutem estratégia para mitigar impactos do tarifaço americano. Especialistas alertam que politizar a questão tarifária pode comprometer o comércio bilateral entre Brasil e Estados Unidos.
Reunião do Lide discute política tarifária dos EUA
Nesta sexta-feira, 18, a reunião do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) abordou a política tarifária dos Estados Unidos, com foco em questões comerciais. Henrique Meirelles, ex-secretário da Fazenda, destacou a necessidade de "sair da questão política".
Meirelles foi questionado sobre a operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro e afirmou que isso não altera a perspectiva de negociação com os EUA, pois as empresas americanas estão interessadas.
As medidas restritivas do Supremo Tribunal Federal (STF) contra Bolsonaro foram decretadas recentemente, após um novo inquérito em resposta às tarifas impostas por Donald Trump.
Trump criticou o Judiciário brasileiro em carta a Bolsonaro, chamando o julgamento de "caça às bruxas". Meirelles comentou que a questão política entre os governos existe, mas a condução das negociações deve ser feita por Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Mdic.
Empresários de diversos setores participaram da reunião, como Caio Megale (XP) e Luiz Fernando Furlan (BRF), dentre outros.
O head de Comércio Exterior do Lide, Roberto Giannetti, alertou que envolver questões políticas nas tarifas pode "custar caro" ao comércio bilateral e propôs que o debate se concentre em critérios técnicos.
Giannetti enfatizou a necessidade de integrar cadeias produtivas e criar um ambiente seguro para investimentos, evitando a escalada de medidas protecionistas e retaliações. Ele ressaltou que um aumento de tarifas prejudicaria um relacionamento comercial construído ao longo de décadas.
O objetivo do encontro foi construir uma agenda positiva e apresentar propostas concretas ao governo para evitar agravamentos na relação comercial com os Estados Unidos.