Empresa chinesa oferecerá sistema de carros autônomos via Uber
Baidu e Uber se unem para lançar serviços de táxi-robô em mercados asiáticos e do Oriente Médio. Milhares de veículos autônomos estarão disponíveis para usuários do Uber, impulsionando a corrida pelo transporte inteligente.
Baidu lança carros autônomos no aplicativo da Uber. A parceria foi anunciada nesta terça-feira e ocorrerá na Ásia e Oriente Médio ainda este ano.
O serviço funcionará como táxi-robô, similar ao oferecido por Waymo e Tesla em cinco cidades americanas.
De acordo com o comunicado, "milhares de veículos autônomos Apollo Go" do Baidu estarão disponíveis na plataforma da Uber em diversos mercados globais.
Os usuários da Uber poderão escolher um Apollo Go ao solicitar um trajeto. Nos últimos anos, empresas chinesas investiram bilhões em transporte autônomo, tornando a condução inteligente uma nova tendência no setor automotivo.
Atualmente, os táxis-robôs operam com capacidade limitada em algumas cidades chinesas, como Wuhan, onde há uma frota de mais de 500 veículos disponíveis via aplicativo.
Além disso, o Baidu planeja testar veículos autônomos na Europa até o final do ano, com testes também na Turquia.
A Uber, por sua vez, lançará veículos sem motorista em Londres em 2026, com um humano ao volante inicialmente, avançando para operação totalmente autônoma.