HOME FEEDBACK

Emprego na indústria ainda é respeitado, mas valor do salário é barreira, diz levantamento

Estudo revela que, apesar da alta recomendação de carreiras na indústria, a insatisfação salarial e o medo da automação ainda preocupam os brasileiros. A pesquisa destaca a importância de formação e adaptação dos jovens às novas demandas do mercado.

Estudo da Morning Consult revela que 80% dos brasileiros recomendam empregos na indústria a jovens, embora 33% apontem o salário como uma barreira. Mesmo assim, 86% têm respeito pelos profissionais do setor.

O levantamento, encomendado pela 3M, ouviu 1.090 brasileiros de 3 a 12 de dezembro de 2024. Os dados mostram que 78% estão preocupados com a automação, enquanto 61% acreditam que o governo tem interesse em promover empregos industriais.

O estudo destaca que 80% dos entrevistados veem a manufatura como benéfica para a economia, e 81% estão propensos a recomendar essa carreira. Pessoas da Geração X são as mais favoráveis, com 86% de recomendações.

O debate sobre o Futuro do Trabalho, promovido pela 3M em Sumaré (SP), abordou preocupações como a falta de interesse dos jovens e a desindustrialização. A 3M mantém o programa Formare para qualificar jovens para a indústria.

Cláudio Anjos, da Fundação Iochpe, enfatizou a necessidade de uma revisão curricular que valorize competências socioemocionais. A subsecretária Mariana Rodrigues mencionou iniciativas no estado, como o Qualifica SP.

O debate ainda trouxe à tona a importância da reindustrialização no Brasil, com políticas que integrem inovação, sustentabilidade e educação. O futuro da indústria depende da formação de talentos adaptáveis às mudanças do mercado.

Atualmente, a 3M possui 3.000 funcionários no Brasil e gerou vendas brutas de R$ 5,2 bilhões em 2024.

Leia mais em folha