Embraer (EMBR3): ação chega a desabar mais de 8% com anúncio de tarifa de 50% dos EUA
A queda nas ações da Embraer reflete a preocupação com as novas tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros. Analistas estimam que a fabricante pode sofrer um impacto significativo de até 13% na sua receita.
Ações da Embraer (EMBR3) desabam mais de 8% nesta quinta-feira após anúncio de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA.
Por volta das 10h30, os papéis caíam 5,57%, cotados a R$73,85, com mínima de R$71,63. O Ibovespa registrava -0,95%.
Analistas do JPMorgan indicam que a Embraer será uma das mais afetadas, com impacto de cerca de 13% na receita. O jato Praetor (18% da receita) e o E175 (9% da receita) enfrentariam queda de demanda.
Na aviação comercial, 35% da receita de 2024 possui cláusulas para repasse de tarifas aos clientes.
A equipe destacou que o E175, totalmente fabricado no Brasil e sem concorrente certificado, proporciona forte poder de precificação.
Os jatos executivos, com montagem final na Flórida, seriam impactados pelas tarifas, levando a uma possível pressão nas margens. A tarifa de 50% poderia reduzir até 15% no Ebit deste segmento no pior cenário.
Quanto ao segmento de serviços, ponderam que importações do Brasil poderiam impactar 5% no Ebit, considerando que 25% da receita nos EUA é de peças importadas.