Embaixada dos EUA diz que ministro é o ‘coração pulsante’ de ‘perseguição’ contra Bolsonaro
Tensão entre Brasil e Estados Unidos aumenta após acusações de censura dirigidas ao STF. Embaixada americana critica ministro Alexandre de Moraes e revoga vistos de autoridades brasileiras.
Tensão Diplomática: A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil elevou o tom contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em uma publicação no perfil oficial da representação diplomática no X (antigo Twitter).
A embaixada compartilhou uma declaração de Darren Beattie, subsecretário de Diplomacia Pública do governo Trump, que chamou Moraes de “coração pulsante do complexo de perseguição e censura contra Jair Bolsonaro”. Beattie alegou que as ações de Moraes impactam a liberdade de expressão até mesmo nos EUA.
Revogação de Vistos: A declaração aconteceu após o senador e secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciar a revogação dos vistos de Moraes, seus familiares e outros ministros do STF, devido a decisões consideradas censura.
Entre essas decisões estão a imposição de tornozeleira eletrônica a Bolsonaro, relacionada a investigações sobre tentativas de golpe e ameaças à soberania nacional.
A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República estão investigando Bolsonaro por supostas tentativas de pressionar o Judiciário, utilizando apoio internacional para fomentar instabilidade.
Com essa publicação, a tensão entre os governos brasileiro e americano se intensifica, revelando o envolvimento de aliados de Trump em pressões sobre autoridades do Judiciário do Brasil. O Itamaraty ainda não se manifestou.