Em Xangai, Rui Costa se encontra com empresa de satélites chinesa
Ministro Rui Costa busca parceria com a SpaceSail para internet via satélites de baixa órbita no Brasil. Reuniões na China visam fortalecer negócios e preparar anúncios de acordos durante visita do presidente Lula.
Encontro em Xangai: O ministro da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu em 30 de abril de 2025 com representantes da SpaceSail, empresa espacial chinesa, na sede do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento).
Serviço de Internet por Satélites: O governo brasileiro negocia desde novembro do ano passado o lançamento de serviços de internet via satélites de baixa órbita (LEO) no Brasil. A SpaceSail possui atualmente 40 satélites e planeja lançar 648 nos próximos 14 meses, com uma meta de 15.000 unidades até 2030.
Troca de Comando nas Negociações: As negociações eram conduzidas pelo ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho, que saiu do cargo em 8 de abril após denúncias de corrupção. A opção anterior para serviços no Brasil era a Starlink, subsidiária da SpaceX de Elon Musk.
Relação com Elon Musk: O Brasil decidiu focar na SpaceSail após deterioração nas relações com Musk, envolvendo desentendimentos com a primeira-dama, Janja Lula da Silva. Juscelino Filho negou que a escolha pela SpaceSail estivesse ligada a esses conflitos.
Outros Encontros: Em Xangai, Costa também se reuniu com a Windey Energy Technology, empresa chinesa de equipamentos de energia eólica. A visita busca estreitar relações com o governo chinês e preparar anúncios para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China em 12 de maio.