HOME FEEDBACK

Em vitória para Trump, Suprema Corte suspende ordem para reintegrar 16 mil funcionários federais

Suprema Corte apoia decisão de Trump sobre demissões em massa em agências federais. A corte afirma que instituições não têm base legal para exigir reintegração de trabalhadores dispensados em período probatório.

Suprema Corte dos EUA bloqueia reintegração de 16 mil empregados de seis departamentos públicos.

A decisão, tomada nesta terça-feira, atende ao pedido do presidente Donald Trump e representa uma vitória temporária para suas políticas.

Esta é a terceira vez em menos de uma semana que a Suprema Corte apoia ações de Trump, marcando o primeiro caso de demissões em massa a ser analisado pelo tribunal.

Os funcionários, que estavam em período probatório, pertencem aos departamentos de Agricultura, Defesa, Energia, Interior, Tesouro e Assuntos de Veteranos.

O juiz federal William Alsup havia ordenado a reintegração dos funcionários durante a tramitação do processo movido por sindicatos e ONGs. Porém, a Suprema Corte concluiu que os grupos não tinham base legal para a ação.

O tribunal afirmou: “Sob a lei estabelecida, essas alegações são atualmente insuficientes para sustentar a legitimidade das organizações no processo.”

Leia mais em exame