HOME FEEDBACK

Em vitória de Bukele, El Salvador aprova reforma que permite reeleição presidencial indefinida

O Congresso de El Salvador aprova uma reforma que permite a reeleição indefinida do presidente Nayib Bukele, ampliando seu poder sobre o governo. Críticos alertam que a mudança representa um golpe à democracia e à proteção dos direitos humanos no país.

Congresso de El Salvador aprovou em 31 de agosto uma reforma constitucional que permite ao presidente Nayib Bukele se reeleger indefinidamente. Bukele, 44 anos, governa desde 2019 e foi reeleito em 2024 com 85% dos votos.

Com 57 votos favoráveis e 3 contrários, o Parlamento autorizou a “reeleição sem reservas”, ampliou o mandato presidencial de cinco para seis anos e eliminou o segundo turno eleitoral.

Após a ratificação, fogos de artifício celebraram a decisão na praça principal de San Salvador. O presidente da Assembleia, Ernesto Castro, agradeceu aos colegas pela aprovação.

A reforma também encurtou o mandato atual em dois anos, com eleições gerais marcadas para março de 2027, onde Bukele poderá concorrer.

A deputada de oposição Marcela Villatoro criticou a rapidez da reforma, afirmando: “Hoje morreu a democracia em El Salvador”.

Bukele é popular por sua guerra às gangues, que reduziu a violência. A reforma surge em meio a acusações de repressão a defensores dos direitos humanos, com milhares de detenções arbitrárias sob estado de exceção.

Denúncias de ONGs indicam que cerca de 87 mil pessoas foram detidas e aproximadamente 430 morreram na prisão. Bukele, acusado de autocracia, reitera que não se importa com as críticas.

Leia mais em estadao