HOME FEEDBACK

Em ‘Vinagre de Maçã’, a história real de uma ‘wellness guru’ mentirosa

A série "Vinagre de Maçã" da Netflix explora a história de Belle Gibson, que se tornou famosa por enganar o público com sua falsa batalha contra o câncer. A produção destaca a fragilidade da fama nas redes sociais e as questões morais por trás do culto à saúde natural.

Annabelle Gibson, conhecida como Belle, ganhou notoriedade como influencer com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e lançou um aplicativo de culinária saudável e um livro de receitas.

Seu status como welleness guru baseou-se em sua história emocionante como mãe solo, diagnosticada com câncer terminal, que supostamente superou a doença por meio de uma dieta saudável.

Contudo, repórteres do The Age revelaram que Belle nunca teve câncer, resultando em sua curta carreira de 2012 a 2015.

Agora, sua história é retratada na série Vinagre de Maçã, que explora sua fraude, inspirada no livro The Woman Who Fooled the World.

A série, com Kaitlyn Dever no papel de Belle, critica a cultura que glorifica o "natural" e defende a medicina convencional.

No início, Belle se dirige ao espectador: “Esta é uma história verdadeira baseada em uma mentira...” e a narrativa segue de maneira dinâmica, contrastando entre ela e outra divulgadora de terapias, Milla Blake, que está realmente doente.

A série destaca a responsabilidade corporativa ao abraçar a história de Belle. A Apple e a Penguin promovem seu aplicativo e livro, respectivamente.

Embora a série mostre a queda de Belle, seu destino na vida real permanece incerto. Em 2017, ela foi condenada a pagar 410 mil dólares australianos por fraudes, mas ainda não cumpriu a multa.

Leia mais em braziljournal