HOME FEEDBACK

Em recuperação, papa Francisco diz estar ‘feliz’ de sair e encontrar pessoas

Apesar de avanços, participação do papa nas cerimônias da Páscoa permanece incerta. Ele segue em convalescência após um tratamento de pneumonia e depende de avaliações médicas para futuras aparições.

Papa Francisco, de 88 anos, está se recuperando de uma grave pneumonia e ficou “feliz” ao sair e encontrar pessoas esta semana. No entanto, sua participação nas cerimônias da Páscoa ainda é incerta, conforme informa o Vaticano.

Na quinta-feira, o pontífice se deslocou em uma cadeira de rodas pela Basílica de São Pedro para inspecionar obras e rezar, acenando para fiéis. A secretaria de imprensa do Vaticano destacou que estar em convalescência não impede Francisco de sair.

O papa continua com fisioterapia motora e respiratória, apresentando melhora, com saídas recentes sem uso de oxígeno adicional. Ele teve uma aparição surpresa na Basílica de São Pedro e se reuniu com o rei Charles III e a rainha Camilla.

Apesar da melhora, o Vaticano não decidiu sobre sua presença nas cerimônias da Semana Santa, cuja avaliação dependerá do “clima”. A oração do Domingo de Ramos, dia 13, será presidida pelo cardeal Leonardo Sandri.

Francisco passou mais de cinco semanas hospitalizado e ainda está em convalescência, debilitado após a doença. Médicos recomendaram repouso por dois meses.

Publicado por Luisa Cardoso
Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan
AFP