Em reação a Trump, China anuncia tarifa de 34% sobre todos os produtos dos EUA
China impõe tarifas de 34% sobre importações americanas em resposta às tarifas dos EUA. Tensão entre os dois países aumenta com novas medidas comerciais e falta de diálogo entre os líderes.
A China retaliou contra as novas tarifas dos EUA com impostos sobre todas as importações americanas, cumprindo a promessa de resposta após o presidente Donald Trump intensificar a disputa comercial.
A partir de 10 de abril, Pequim imporá uma tarifa de 34% sobre todas as importações dos EUA, segundo a agência oficial Xinhua. Além disso, anunciou uma investigação sobre tubos de raios X de tomografia computadorizada importados dos EUA e da Índia, e suspendeu as importações de produtos avícolas de duas empresas americanas.
Essa medida seguiu o anúncio de Trump sobre tarifas recíprocas em relação a parceiros comerciais globais. As mais recentes tarifas dos EUA impactam importações chinesas que já enfrentam impostos elevados, incluindo tarifas gerais de 20% impostas este ano, além de taxas punitivas da administração de Trump e Biden.
As tensões entre Washington e Pequim aumentaram desde o retorno de Trump à Casa Branca em janeiro. Curiosamente, o presidente dos EUA não conversou com seu homólogo chinês em mais de dois meses desde sua posse. Os países ainda estão em impasse sobre o papel da China no fluxo de fentanil para os EUA, motivo citado por Trump para justificar as anteriores rodadas de tarifas.