Em quem os brasileiros confiam? Bombeiros, igrejas e escolas se destacam em 2025
Estudo revela queda geral na confiança das instituições brasileiras, com destaque para os bombeiros e igrejas como as mais confiáveis. Enquanto instituições políticas registram os índices mais baixos, a pesquisa aponta a necessidade de ações para reconquistar a credibilidade da população.
Índice de Confiança Social (ICS) 2025 revela que bombeiros, igrejas e escolas públicas são as instituições mais confiáveis entre os brasileiros.
Corpo de Bombeiros lidera com 85 pontos, seguido por igrejas com 67 pontos e escolas públicas com 66 pontos, mesmo com uma queda de 4 pontos em relação a 2024.
O estudo, realizado pela Ipsos-Ipec, mostrou uma queda geral de confiança, totalizando 56 pontos, uma diminuição de 4 pontos comparado ao ano anterior.
- Instituições alcançaram 54 pontos
- Grupos sociais, 62 pontos
A confiança nas instituições de segurança como Polícia Federal, Forças Armadas e Polícia caiu de 4 a 6 pontos, com 66, 64 e 59 pontos respectivamente.
As empresas, bancos, meios de comunicação e organizações da sociedade civil registraram quedas significativas, variando entre 52 e 57 pontos.
O Ministério Público obteve 56 pontos (queda de 5 em relação a 2024) e o Sistema Eleitoral teve 50 pontos (perda de 4 pontos).
Poder Judiciário caiu para 49 pontos e os Partidos Políticos e Congresso Nacional estão entre os mais baixos, com 37 e 32 pontos, respectivamente.
Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec, afirmou que é urgente priorizar transparência, responsabilidade e eficiência para reconquistar a confiança da população.
Em contraste, governo de São Paulo e Sistema Público de Saúde tiveram resultados melhores, com 54 e 55 pontos, apesar de também apresentarem redução em relação a 2024.
O ICS 2025 destaca a necessidade de estratégias inclusivas para fortalecer as instituições e menciona a pesquisa abrangendo 2 mil brasileiros em 131 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais.