HOME FEEDBACK

Em evento com Lula, UNE critica arcabouço e pede mais gastos com educação

Estudantes criticam arcabouço fiscal e pedem investimentos em educação durante congresso. Lula ouve demandas e reafirma a importância de um Estado forte para enfrentar desafios futuros.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) apresentou, em 17 de agosto, uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticando o arcabouço fiscal e solicitando mais investimentos em educação para o combate ao bolsonarismo nas eleições de 2026.

A carta foi lida durante o 60º Congresso da UNE em Goiânia, com Lula ouvindo ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a “Janja”. Após o discurso, o presidente cumprimentou os estudantes e posou para fotos.

Na carta, a UNE defende que regras rígidas do arcabouço fiscal não devem afetar o orçamento da educação, e que é necessário avançar na autonomia universitária. Eles pedem um orçamento fixo para universidades federais, evitando que fiquem em instabilidade.

O documento destaca a importância da educação para o desenvolvimento do país e sugere que despesas com áreas prioritárias sejam retiradas do limite de gastos do arcabouço fiscal. “Não há como pensar em um Brasil do futuro” sem investimento em educação, ciência, saúde e direitos sociais.

Estudantes protestaram contra o arcabouço fiscal antes da chegada de Lula, que foi ovacionado durante o evento. Ao se referir a Trump, ele disse: “não é um gringo que vai dar ordem para este presidente da República”, usando uma metáfora sobre o jogo truco para ilustrar sua postura de negociação.

Leia mais em infomoney