HOME FEEDBACK

Em ação contra houthis, EUA atacam porto no Iêmen e matam mais de 40

Ataque americano no Iêmen deixa dezenas de mortos entre operários e socorristas. Estados Unidos intensificam ofensiva para cortar financiamento dos houthis e garantir segurança no comércio marítimo.

Quase 40 mortes em ataque dos EUA a porto no Iêmen

Cerca de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo dos Estados Unidos contra o terminal petrolífero de Ras Issa, no oeste do Iêmen, dominado pelos rebeldes houthis. A informação foi divulgada por veículos de imprensa aliados ao grupo.

O Exército dos EUA assumiu a responsabilidade pela destruição do terminal com o objetivo de cortar o abastecimento de combustível e financiamento dos houthis, realizando ataques quase diários desde 15 de março.

A emissora Al-Masirah TV informou que, entre as vítimas, estão trinta e oito operários e cinco socorristas, com outros 102 feridos.

Os houthis, que controlam amplas áreas do Iêmen, iniciaram seus ataques em apoio aos palestinos durante o conflito entre Hamas e Israel. O Exército israelense informou ter interceptado um míssil do Iêmen nesta sexta.

O Comando Central dos EUA (Centcom) declarou que a ofensiva visa enfraquecer a economia dos houthis, classificados como uma “organização terrorista” em março. Sanções foram impostas a um banco iemenita por seu apoio aos houthis.

Os rebeldes anunciaram manifestações contra os bombardeios americanos e em apoio à Gaza. Sua ofensiva tem bloqueado a passagem de navios pelo canal de Suez, forçando desvios custosos.

A atual ofensiva dos EUA começou sob o governo de Joe Biden, com Donald Trump também comprometido em continuar ações até que os houthis deixem de ameaçar a navegação marítima.

Leia mais em folha