Eletricidade é restabelecida na Espanha e Portugal após apagão
O restabelecimento quase total da energia traz alívio à população, mas o governo investiga as causas inesperadas do apagão histórico. O caos no transporte público e o impacto nos serviços essenciais ainda persistem em várias áreas.
Restabelecimento de energia na Espanha e Portugal ocorre nesta terça-feira (29) após apagão de grandes proporções que causou caos no transporte público, atrasos de voos e comprometeu o sistema de saúde.
O apagão também afetou França, Bélgica e Andorra, mas em menor escala. Milhões de pessoas foram impactadas.
Em Madri, a volta da energia provocou aplausos e gritos de alegria às 6h locais, com 99,16% do fornecimento elétrico já restabelecido, segundo a REE.
Em Portugal, a rede elétrica também foi estabilizada. A Espanha teve a retomada do tráfego ferroviário em rotas importantes, como Madri-Barcelona e Madri-Sevilha, mas três trens permanecem bloqueados, alertou o ministro dos Transportes, Óscar Puente.
O premiê Pedro Sánchez admitiu que as causas do apagão são desconhecidas e nenhuma hipótese está descartada. Ele informou que 15 gigawatts de geração foram perdidos, representando 60% da demanda do país no momento.
Sánchez aconselhou trabalhadores não essenciais a permanecerem em casa. O apagão causou caos em Madri, com o metrô paralisado e ônibus sobrecarregados. Milhares de pessoas foram às ruas, tentando retornar para casa sem informações.
A energia caiu por volta de 12h40 e, em seguida, houve falhas no sistema de telecomunicações. Sem eletricidade, os moradores ficaram desorientados, dificultando o retorno.
A polícia tentou organizar o fluxo, mas a falta de sinais de trânsito e GPS resultou em congestionamentos significativos, com ambulâncias e viaturas em sirene vistas em várias áreas.