Eduardo Leite é um sonho antigo do PSD, diz Kassab
Kassab reforça o interesse do PSD em atrair Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, para o partido, em meio à possibilidade de sua saída do PSDB. O presidente do PSD também mencionou o potencial de Ratinho Jr. como candidato à presidência em 2026.
PSD busca filiação de Eduardo Leite
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, declarou na última quarta-feira (23.abr.2025) que o partido tem o “sonho antigo” de filiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que atualmente pertence ao PSDB.
Kassab afirmou que o PSD se esforçará para que Leite se junte ao partido, caso ele decida deixar o PSDB, onde está desde 2001. Leite está considerando essa mudança visando uma candidatura ao Senado em 2026.
O PSD já possui uma das maiores bancadas do Senado, o que facilita negociações de comissões e projetos.
Kassab também comentou sobre o governador do Paraná, Ratinho Jr., considerá-lo um “excelente” candidato à presidência em 2026, mas não confirmou se o partido terá uma candidatura própria.
Quanto ao apoio ao nome de Ratinho em um possível confronto com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Kassab afirmou que essa decisão será debatida. Tarcísio, segundo Kassab, tem se mostrado relutante em se candidatar e prefere focar na governança de São Paulo.
Além disso, Kassab negou interesse em retornar ao Ministério das Comunicações, vago desde 8 de abril, após a saída de Juscelino Filho (União Brasil). Ele reafirmou seu compromisso como secretário de Tarcísio.
Embora o PSD tenha 3 ministérios, o partido busca mais espaço no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O líder do partido na Câmara, Antonio Brito, mencionou que conversas sobre reforma ministerial devem ser retomadas em breve.