HOME FEEDBACK

Economia dos EUA se recupera e cresce 3% no segundo trimestre

A recuperação do PIB dos EUA supera expectativas, com crescimento impulsionado por gastos dos consumidores e queda nas importações. Apesar disso, economistas alertam para sinais de enfraquecimento na demanda subjacente e nas vendas finais para compradores privados.

A atividade econômica dos EUA apresentou recuperação acima do esperado no segundo trimestre, com um crescimento do PIB de 3% entre abril e junho, após queda de 0,5% no trimestre anterior.

Os gastos dos consumidores aumentaram 1,4%, o crescimento mais fraco em trimestres desde a pandemia, e as exportações contribuíram com 5 pontos percentuais para o PIB.

O governo ainda divulgou que a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve subiu 2,5% no segundo trimestre, com aumento de pressão nos preços devido às tarifas de importação.

O presidente Donald Trump celebrou os dados do PIB, chamando-os de “muito melhores do que o esperado”, e pediu redução nas taxas de juros pelo Fed.

Os gastos com bens duráveis, especialmente automóveis, impulsionaram o consumo, mas a incerteza política gerou um crescimento mais lento nos gastos. O investimento fixo não residencial aumentou 1,9%.

A economia enfrentou desafios como a fraqueza no mercado imobiliário e queda nos estoques das empresas, que subtraíram 3,17 pontos percentuais do crescimento do PIB.

Expectativas e análises indicam que a atividade econômica está enfraquecendo, apesar de algumas melhorias no sentimento do consumidor e ajustes nas políticas comerciais.

Leia mais em o-globo