HOME FEEDBACK

É quase impossível ignorar possibilidade de recessão global por tarifas, diz diretor do BC

Expectativa de recessão global leva a mudanças nas políticas econômicas. O diretor do BC destaca a incerteza crescente e os possíveis efeitos das tarifas dos EUA sobre a inflação.

Diretor do Banco Central alerta para recessão global

Nilton David, diretor de Política Monetária do Banco Central, afirmou, na quarta-feira (23), ser quase impossível ignorar a possibilidade de uma recessão global devido às tarifas impostas pelos EUA.

Ele destacou que esse esfriamento da economia pode ajudar o Produto Interno Bruto (PIB) a retornar ao seu potencial, reduzindo a pressão inflacionária.

Durante seminário do JP Morgan em Washington, o diretor comentou que as tarifas anunciadas por Donald Trump em 2 de abril surpreenderam o mercado, provocando realocações de portfólio.

David observou uma redução da atividade econômica tanto nos EUA quanto globalmente e reforçou a ideia de que a recessão deve ser considerada.

  • Incertezas: Aumentaram em relação às tarifas, com a expectativa de aumento de preços nos EUA.
  • Impacto: Efeitos sobre a inflação são incertos devido à diminuição da renda disponível.

Ele enfatizou que a incerteza aumentou em vez de diminuir, e que as tarifas podem afetar cadeias de suprimentos, o que teria um impacto significativo no comércio global.

David concluiu que mudanças no comércio e investimentos dos EUA poderiam ter graves consequências para a economia mundial, considerando que os EUA representam 70% do mercado de capitais e têm 10% do comércio global.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan