É quase impossível ignorar possibilidade de recessão global por tarifas, diz diretor do BC
Nilton David alerta para os riscos de uma recessão global devido às tarifas dos EUA, destacando o impacto na inflação e na atividade econômica. O diretor do Banco Central afirma que a incerteza aumentou e que as mudanças nos portfólios podem influenciar as expectativas do mercado.
Nilton David, diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), afirmou que é quase impossível ignorar a possibilidade de uma recessão global devido às tarifas anunciadas pelos EUA.
Durante uma palestra em seminário do JP Morgan, ele comentou que o esfriamento da atividade econômica global pode ajudar o PIB a retornar ao seu potencial, diminuindo a pressão sobre a inflação.
As tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump surpreenderam o mercado e resultaram em realocações de portfólio. Nilton David acredita que a redução da atividade nos EUA e globalmente é provável.
Ele também destacou que as incertezas sobre tarifas aumentaram. Embora os preços nos EUA tenham que subir, os efeitos sobre a inflação permanecem incertos. “A única certeza é que a incerteza aumentou”, disse David.
Ele observou que as tarifas podem impactar as cadeias de suprimentos e que a participação do comércio entre China e EUA é significativa. A saída dos EUA do comércio global poderia ser problemática.
David concluiu que é difícil não considerar que mudanças de portfólio estejam afetando as expectativas do mercado.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias