É preciso segurança que Trump não vai repetir com Lula o que fez com Zelensky, diz Haddad sobre conversa entre presidentes
Ministro expressa preocupação com possível desrespeito a Lula em uma futura conversa com Trump. Conversas sobre tarifas comerciais estão estagnadas no governo brasileiro, que busca evitar a sobretaxa anunciada pelos EUA.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou preocupação sobre a possibilidade de o presidente dos EUA, Donald Trump, desrespeitar o presidente Lula em um eventual encontro. Haddad mencionou que, para uma reunião, é necessário ter a certeza de que Lula não enfrentará a mesma situação que o ucraniano Volodymyr Zelensky.
Embora exista a possibilidade de um telefonema entre Lula e Trump, não há decisão firmada, segundo interlocutores do governo brasileiro. Lula só consideraria essa iniciativa após todas as tentativas de negociação para evitar a sobretaxa de 50% nas exportações brasileiras, que entra em vigor nesta sexta-feira.
Há um temor no governo brasileiro sobre como Lula pode ser tratado, uma vez que Trump já desrespeitou outros líderes, como Zelensky e Cyril Ramaphosa.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Nova York, esperando um contato de autoridades americanas para uma conversa em Washington. Ele participará de uma reunião da ONU sobre a Palestina antes de retornar a Brasília.
Trump justificou a taxação ao Brasil com base em um processo judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o Brasil rejeita discutir questões judiciais nas negociações.
Integrantes do Palácio do Planalto e do Itamaraty estão abertos a discutir tarifas comerciais e reconhecem que os EUA podem incluir interesses sobre a aquisição de minerais críticos e a regulação das big techs. Contudo, as conversas estão estagnadas.
A situação está confusa a três dias da vigência da sobretaxa, não apenas para o Brasil, mas também para outros países que tentaram acordos com os EUA. Recentemente, países da União Europeia mostraram uma reação negativa ao acordo feito com a Casa Branca.