‘É possível chegarmos em agosto sem resposta dos EUA’, alerta Haddad
Haddad destaca a importância de negociações para minimizar os impactos das novas tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros. O ministro afirma que o governo brasileiro está determinado a encontrar soluções e não recuará nas discussões.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que está buscando medidas para enfrentar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros nos EUA, que deve entrar em vigor em 10 dias.
Em entrevista à Rádio CBN, Haddad afirmou: “É possível, sim, chegarmos em agosto sem resposta dos EUA”. Ele revelou que o Executivo está estudando diferentes cenários e reforçou que “o Brasil não vai sair da mesa de negociação”, uma determinação do presidente Lula.
A tarifa foi anunciada por Donald Trump, que a justificou com motivos políticos, particularmente relacionados ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Judiciário brasileiro. Haddad acusou a extrema direita no Brasil de estar “se colocando contra os interesses nacionais”.
O governo brasileiro enviou outra carta para os EUA sobre as negociações, e, segundo o ministro, “não há razão para as tarifas”. A operação da Polícia Federal envolvendo Bolsonaro repercutiu politicamente nos EUA.
Com informações do Estadão Conteúdo