HOME FEEDBACK

Donald Trump não ajudará Bolsonaro, diz Eduardo Cunha

Eduardo Cunha critica expectativas de intervenção de Trump no Brasil e alerta sobre a estratégia de autoexílio de Eduardo Bolsonaro. Segundo o ex-deputado, o foco do presidente americano é o benefício econômico, não a política brasileira.

Eduardo Cunha, ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara, publicou um artigo na Poder360 onde afirma que é “claro para todos” que o presidente dos EUA, Donald Trump, “não pretende interferir em nada no Brasil do ponto de vista político”.

Segundo Cunha, o objetivo principal de Trump é a obtenção de benefícios econômicos, com a política sendo “absolutamente secundária”. Ele acredita que a Casa Branca não retaliará o Brasil para evitar uma eventual condenação de Bolsonaro.

Cunha observa que Trump “gostaria que o PT perdesse” e torceria pela direita, mas um bom acordo econômico seria mais importante do que a posição política. No artigo “Trumpmania”, ele critica a tentativa de Trump de recuperar o protagonismo dos EUA no cenário internacional.

O ex-presidente da Câmara também critica o deputado Eduardo Bolsonaro, que se afastou por 4 meses do mandato e se mudou para os EUA. Cunha considera essa estratégia um grande erro que enfraquece a candidatura de Eduardo ao Planalto em 2026.

Ele finaliza afirmando que a posição conservadora de Trump não levará a ações do governo dos EUA em relação a Bolsonaro, a menos que este busque asilo político. Cunha menciona o caso de Lula, que, ao conceder asilo político à mulher do ex-presidente do Peru, poderia abrir precedentes para Bolsonaro, caso necessite.

Leia mais em poder360