Donald Trump afirma que tarifaço transformou os EUA de ‘um país morto’ em ‘o mais atraente do mundo’
Trump defende tarifas como forma de revitalizar a economia dos EUA e avisa que prazo para acordos comerciais está acabando. Tarifas aumentarão entre 11% e 50% para produtos de cerca de 80 países, afetando principalmente o Brasil e impactando a inflação.
Donald Trump celebrou novas tarifas que entrarão em vigor amanhã, 1º de agosto, e assegurou que elas farão os EUA se tornarem “grandes e ricos” novamente.
As tarifas, que vão de 11% a 50%, afetarão produtos de aproximadamente 80 países, incluindo os 27 da União Europeia. A imposição se dá após adiamentos para permitir negociações comerciais.
Na publicação em sua rede social, Trump afirmou que os EUA eram um “país morto” um ano atrás e que agora são o “mais atraente” do mundo.
Entre as sobretaxas, destacam-se:
- 50% para produtos fabricados com cobre
- 50% para a maioria dos produtos brasileiros, com algumas exceções
- 30% ameaçado contra o México devido a questões de tráfico de fentanil
O Federal Reserve observou que o crescimento econômico dos EUA desacelerou e que as tarifas estão “minando gradualmente a atividade econômica”.
A inflação pode chegar a 3%, conforme previsão de economistas, e o presidente do Fed, Jerome Powell, alertou para a alta nos preços de alguns produtos devido às tarifas.
*Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert