Dona do TikTok diz que venda nos EUA ainda está distante
ByteDance e governo dos EUA continuam em desacordo sobre a venda parcial do TikTok. A empresa destaca que qualquer negociação precisa obedecer às leis chinesas, complicando o processo de venda.
ByteDance, dona do TikTok, anuncia que a venda de 50% de suas operações nos EUA está distante.
No último sábado (5.abr.2025), a empresa comunicou que há “desacordos importantes” nas negociações com o governo norte-americano.
A ByteDance destacou que qualquer acordo deve estar em conformidade com as leis chinesas e que a Justiça do país tem a autoridade para realizar “revisões relevantes”.
Presidente dos EUA, Donald Trump, prolonga prazo de negociação.
Na sexta-feira (4.abr), Trump anunciou mais 75 dias para o TikTok chegar a um acordo e evitar a proibição até 18 de junho.
Em sua rede social, Trump mencionou que o acordo “requer mais trabalho” e expressou o desejo de não ver o TikTok “desaparecer”.
Legislação anterior e contexto:
- Em 2024, Biden sancionou uma lei exigindo que a ByteDance vendesse 100% de suas operações nos EUA sob pena de banimento.
- Os EUA retiraram a rede do ar em 19 de janeiro, mas na sequência, o TikTok voltou a funcionar.
- Trump, ao assumir em 20 de janeiro, assinou um decreto dando 75 dias para a empresa integrar 50% das operações a uma empresa local.
Trump observou que a China “não está muito feliz” com as tarifas de 34%, mas considerou-as necessárias para um comércio justo.