Dona da Oxxo, Femsa tem lucro de US$ 300 milhões no 2º trimestre
Femsa enfrenta queda significativa no lucro líquido, apesar de aumento na receita. Resultados mistos refletem o desempenho desafiador no México e crescimento vigoroso em operações internacionais.
Dona da rede Oxxo e da Coca-Cola Femsa, a Fomento Económico Mexicano (Femsa) registrou um lucro líquido de 5,6 bilhões de pesos mexicanos (US$ 300 milhões) no segundo trimestre, uma queda de 64,3% em relação ao ano anterior.
José Antonio Fernandez Carbajal, diretor-presidente da Femsa, afirmou que a empresa enfrentou um ambiente de consumo enfraquecido e condições climáticas adversas que pressionaram as operações de varejo e volumes de bebidas. Porém, as operações fora do México apresentaram resultados sólidos, ajudando a mitigar o impacto.
A Femsa somou 211,3 bilhões de pesos mexicanos em receita, com um avanço de 6,3% no ano. No entanto, o resultado foi afetado por despesas financeiras que subiram de 4,6 bilhões para 6,7 bilhões de pesos mexicanos, devido à variação cambial que impactou a posição de caixa em dólares.
Dentre as operações, destacaram-se:
- Oxxo: receita subiu 2% no trimestre.
- Oxxo México: faturamento cresceu 1,4%.
- Colômbia, Peru e Chile: avanço de 36,8%.
- Brasil: receita aumentou 33,8%.
A companhia não divulga números absolutos, apenas as variações.