Dólar volta a subir após tensão do mercado com risco sobre Fed; futuros avançam em NY
Dólar se valoriza em meio a especulações sobre o futuro do Fed e ações de tecnologia em alta. O mercado responde ao fortalecimento da moeda americana e ao avanço nos rendimentos do Tesouro dos EUA, enquanto a confiança dos investidores é reforçada por resultados positivos na indústria de chipsets.
Dólar sobe 0,30% nesta quinta-feira (17) após traders comprarem a moeda em baixa, diante de incertezas sobre o futuro de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve.
O aumento é sustentado pela redução das expectativas de cortes nas taxas de juros dos EUA em 2025.
As ações de tecnologia avançaram, impulsionando os futuros do S&P 500 e da Nasdaq, após a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) elevar sua perspectiva de crescimento.
Na quarta-feira (16), especulações sobre Powell agitaram os mercados. O presidente dos EUA, Donald Trump, minimizou a possibilidade de substituição de Powell, mesmo expressando frustração com ele.
Além disso, os rendimentos do Tesouro dos EUA subiram, com a taxa de 10 anos a 4,48%. John Williams, presidente do Fed de Nova York, defendeu a postura restritiva do banco central.
O especialista Michael Brown da Pepperstone acredita que a independência da política monetária dos EUA está sendo rapidamente erodida.
Destaques da manhã (17/07):
- Aumento do IOF: STF valida aumento de alíquotas, exceto para operações de risco sacado.
- Petrobras: Estuda voltar ao varejo de combustíveis após quatro anos.
- Alemanha: Rejeita proposta orçamentária da UE de 2 trilhões de euros.
Para mais, acesse bloomberg.com.