HOME FEEDBACK

Dólar sobe a R$ 5,59, e Ibovespa cai após retomada do decreto do IOF

Ibovespa recua enquanto dólar sobe com revalidação de decreto de aumento de IOF. Investidores monitoram a situação política e dados econômicos dos EUA que impactam o mercado.

Ibovespa (IBOV) cai novamente nesta quinta-feira (17), enquanto o dólar opera em alta. Investidores analisam os efeitos da revalidação do decreto do governo federal sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Por volta das 11h, o Ibovespa recuava 0,19%, chegando a 135.256 pontos. O dólar subia 0,47%, cotado a R$ 5,59.

O decreto foi respaldado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que concluiu não haver desvio de finalidade do governo.

A decisão judicial anula a derrubada do decreto votada pelo Congresso, que obteve maioria na Câmara e no Senado. A única ressalva foi a manutenção da invalidade do IOF maior em operações de risco sacado.

No cenário exterior, os principais índices de ações dos EUA avançam após um dia volátil. O S&P500 sobe 0,30%, Nasdaq 100 0,49% e Dow Jones 0,37%.

Na quarta-feira, surgiram especulações sobre a possível demissão de Jerome Powell, presidente do Fed, as quais foram negadas por Trump.

Dados econômicos dos EUA mostram resiliência: pedidos de auxílio desemprego caíram para 221.000 e as vendas no varejo em junho superaram expectativas, subindo 0,6%.

– Com informações da Bloomberg News.

Leia também: Efeito Trump: Índice Big Mac reflete pressão sobre poder de compra do americano.

Leia mais em bloomberg