HOME FEEDBACK

Dólar: ‘liquidação de ativos’ derruba DXY abaixo de 100 pela 1ª vez em 3 anos

Dólar atinge menor valor em mais de um ano, resultando em uma desvalorização significativa desde o final de 2022. Especialistas alertam para uma possível crise de confiança nos ativos americanos e suas consequências econômicas.

Queda do Dólar

O índice DXY, que mede o valor do dólar contra seis outras moedas, caiu abaixo de 100 pela primeira vez desde 2022.

O dólar tem perdido valor desde seu pico no final de 2022, recuando de 110 para 99,25, com mais de 8% de desvalorização no ano.

Essa movimentação é uma resposta às recentes tarifas de Donald Trump, resultando em comportamento típico de países emergentes em crise: depreciação da moeda, abertura de juros futuros e queda nas ações.

O yield do título de 10 anos superou 4,5%, contrariando os planos do secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Comentario dos Especialistas

Estrategistas de câmbio do ING afirmam: “O colapso do dólar é um barômetro do ‘sell America’.”

Neel Kashkari, do Federal Reserve de Minneapolis, declarou à CNBC que a queda do dólar sugere uma mudança na preferência dos investidores.

Ele destacou que uma redução do déficit comercial pode desinteressar investidores nos EUA, prevendo alta nos yields dos títulos.

Visões do Mercado

Larry Fink, CEO da BlackRock, comentou que a incerteza sobre os mercados está predominando, e alertou sobre a possibilidade de uma recessão.

Michael Hartnett, do Bank of America, observou que a turbulência transformou o excepcionalismo em repúdio aos EUA e recomendou uma estratégia defensiva em relação ao S&P 500.

A liquidação de ativos pode forçar ações por parte das autoridades, sugerindo que é preciso "combinar com os russos" – referindo-se a Trump.

Leia mais em braziljournal