HOME FEEDBACK

Dólar abre em alta, de olho em acordo entre EUA e União Europeia e à espera de tarifaço

Estudo aponta que impacto das tarifas de Trump pode agravar a crise econômica no Brasil. Enquanto os mercados reagem à incerteza, o governo busca alternativas para negociar com os EUA.

PIB do Brasil pode perder até R$ 175 bilhões com tarifa de 50% imposta por Trump, conforme estudo.

O dólar abriu com alta de 0,30%, cotado a R$ 5,5781, enquanto o Ibovespa inicia negociações apenas às 10h.

A quatro dias do tarifaço, a tensão nos mercados financeiros aumenta após Trump anunciar um acordo com a UE no domingo (27): tarifa de 15% sobre produtos europeus, com exceção de aço e alumínio, que ficam com 50%.

As negociações entre Brasil e EUA estão estagnadas. O presidente Lula (PT) criticou a falta de disposição de Trump em negociar.

Dólar - Acumulado da semana: -0,47%; Mês: +2,35%; Ano: -10,01%.

Ibovespa - Acumulado da semana: +0,11%; Mês: -3,84%; Ano: +11,01%.

Enquanto poucos países firmaram acordos com os EUA, o foco está nas tratativas com a UE, que também ameaça tarifas sobre produtos norte-americanos.

Lula revelou a falta de um canal de negociação fluido com Trump, e os investidores aguardam novos sinais sobre a abordagem do governo brasileiro. Uma comissão de senadores embarcou para os EUA, buscando abrir diálogo, mas essa missão é vista com apreensão.

A equipe de Lula considera as chances de revogação do tarifaço remotas, enquanto diplomatas indicam que Trump não autorizou negociações diretas com o Brasil.

Com informações da Reuters.

Leia mais em globo