Dino ofendeu as Forças Armadas em voto contra Bolsonaro, diz Mourão
Senador Hamilton Mourão critica ministro Flávio Dino por declarações ofensivas às Forças Armadas. Afirmando que o Ministério da Defesa deve exigir um pedido de desculpas, Mourão defende a honra da categoria militar.
Senador Hamilton Mourão critica Flávio Dino
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou, nesta 5ª feira (27.mar.2025), que o ministro do STF Flávio Dino “ofende e generaliza de maneira maldosa”, demonstrando preconceito em relação às Forças Armadas.
A crítica surge após o voto de Dino no julgamento que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu. O ministro declarou que alguns militares são “mais apaixonados pelas suas armas do que pelos seus cônjuges” e que eles andam sempre armados.
Mourão, ex-vice-presidente da República, respondeu pelo X (ex-Twitter) que o ministro “desconhece a realidade da categoria” e pediu que o Ministério da Defesa exigisse um pedido de desculpas.
Durante o julgamento, Dino, junto com Moraes, reconheceu a materialidade do crime de tentativa de golpe de Estado devido aos indícios de violência nos atos de 8 de janeiro, que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes em 2023.
O julgamento abrangeu apenas o 1º dos 4 grupos denunciados pela PGR. Trata-se do núcleo central da organização criminosa, responsável pelas principais decisões e ações impactantes.
Após a instalação da ação penal, o Supremo irá conduzir a investigação, ouvir testemunhas e permitir pedidos de novas provas. As partes terão a chance de apresentar alegações finais antes de o processo ser repetido para cada grupo denunciado.