HOME FEEDBACK

“Dialogamos com parte do eleitor bolsonarista”, diz presidente do PT

Edinho Silva destaca que a atual crise pode abrir espaço para dialogar com eleitores de Bolsonaro, enfatizando a importância da justiça tributária no debate sobre o futuro do Brasil. Ele critica a abordagem do Congresso em relação ao aumento do IOF, apontando um erro de leitura em sua estratégia.

Edinho Silva, presidente eleito do PT, afirmou que o tarifaço do Donald Trump e a disputa no Congresso sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) permitiram que Luiz Inácio Lula da Silva acolhesse o eleitorado de Jair Bolsonaro pela primeira vez desde o início do seu 3º mandato.

As declarações foram feitas em entrevista ao O Globo em 23.jul.2025. Edinho destacou a importância de dialogar com o eleitor de Bolsonaro que votou por razões conjunturais, e não ideológicas.

Ele enfatizou que, embora as entregas do governo não tenham mobilizado a opinião pública, a discussão sobre justiça tributária está gerando interesse. Essa discussão reacendeu após o Congresso derrubar o decreto que aumentava o IOF.

Sobre a justiça tributária, Edinho afirmou que estamos debatendo o tipo de Brasil que queremos: “Um Brasil de privilégios ou um Brasil de igualdade de oportunidade”.

Ele criticou o Congresso por subestimar a reação do governo ao impor uma derrota significativa. “Houve um erro grande de leitura”, disse Edinho.

Após a derrubada do aumento do IOF, o governo de Lula levou o caso ao STF (Supremo Tribunal Federal), onde o ministro Alexandre de Moraes decidiu manter quase todo o decreto do Executivo, exceto pela cobrança do risco sacado.

Leia mais em poder360