Devotos e líderes mundiais acompanham funeral do papa na praça São Pedro
Funeral do papa Francisco contará com a presença de líderes mundiais e milhares de fiéis na Praça de São Pedro. Cerimônia inclui missa, ritos de despedida e enterro previsto para a basílica de Santa Maria Maior.
Funeral do Papa Francisco está agendado para este sábado (26.abr.2025), às 10h (5h em Brasília), na Praça de São Pedro, Vaticano.
Participarão dignitários, como:
- Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva
- Presidente dos EUA, Donald Trump
- Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
- Presidente da França, Emmanuel Macron
- Presidente da Argentina, Javier Milei
A cerimônia iniciará com a Missa Exequial e a participação do cardeal Giovanni Battista Re.
Os ritos de despedida incluirão a Última Commendatio e Valedictio, seguidos por uma procissão até a Basílica de Santa Maria Maior.
O enterro será às 21h locais (16h em Brasília), com cerimônia privada. Francisco é o 1º papa enterrado fora do Vaticano desde Leão 13 (1903).
O velório em São Pedro encerrou na 25.abr, com cerca de 250 mil pessoas presentes.
Faleceu em 21 de abril, aos 88 anos, devido a insuficiência cardíaca e AVC. O papa pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior com a inscrição “Franciscus”.
Com a morte de Francisco, o camerlengo será o cardeal Kevin Joseph Farrell até a eleição de um novo papa, que ocorrerá em 15 a 20 dias.
Atualmente, 135 dos 252 cardeais estão aptos a votar e o Brasil tem 8 cardeais, dos quais 7 podem votar.
O conclave escolherá o 267º papa e quem receber 2/3 dos votos será eleito, com resultado anunciado pela cor da fumaça da chaminé da Capela Sistina.
Para mais informações sobre a morte do papa Francisco, clique aqui.