'Descanse em paz, Papa Francisco', afirma Trump
Líderes políticos dos EUA expressam pesar pela morte do papa Francisco, reconhecendo seu impacto e legado. Trump e Biden destacam aspectos diferentes da vida do pontífice em suas homenagens.
Donald Trump prestou homenagem ao papa Francisco, escrevendo "Descanse em paz" em sua plataforma Truth Social. O pontífice faleceu, aos 88 anos, nesta segunda-feira.
Trump expressou: "Que Deus o abençoe e a todos que o amavam!". Sua relação com o Vaticano é tensa, diferente de seu antecessor, Joe Biden.
Biden elogiou o papa como "diferente de todos os que o precederam", afirmando que ele será lembrado como um dos líderes mais relevantes do nosso tempo. O democrata compartilhou uma foto com o papa na rede social X.
O secretáriode Estado americano, Marco Rubio, disse estar "triste" e uniu-se em oração pelos católicos do mundo. Ele ressaltou a importância do momento de transição para a Igreja Católica.
O senador Chuck Schumer mencionou a "compaixão e o amor" do papa pelos menos afortunados, considerando seu papado como um "farol de luz e esperança". O líder na Câmara, Hakeem Jeffries, destacou seu serviço "humilde" aos pobres.
O papa Francisco estava à frente da Igreja desde 2013, passando 38 dias hospitalizado devido a uma grave pneumonia, recebendo alta em 23 de março. Ele participou da celebração da Páscoa, evidenciando fragilidade física.