Deputados do PL exibem bandeira pró-Trump e causam divergência
A exibição da bandeira de Trump por deputados do PL gera polêmica e críticas na Câmara. A oposição vê o ato como uma traição à soberania nacional em meio a tensões comerciais com os EUA.
Deputados do PL exibiram uma bandeira de Donald Trump durante coletiva na Comissão de Segurança Pública, nesta 3ª feira (22.jul.2025).
O ato gerou divergências internas no partido. A reunião tinha como objetivo votar moções de louvor ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Antes, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), proibiu reuniões de comissões até o recesso em 1º de agosto.
Após a proibição, o deputado Delegado Caveira (PL-PA) mostrou a bandeira com o slogan “Make America Great Again”, mas foi orientado a guardá-la.
O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), presidente da comissão, justificou que o local não era apropriado e que o “foco da reunião” era diferente.
A oposição se manifesta em um momento de tensão, já que o governo Lula (PT) tenta associar tarifas de 50% de Trump a bolsonaristas.
Trump citou a carta que enviou a Lula, mencionando o julgamento de Bolsonaro, como um dos motivos para as tarifas.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), criticou a ação como uma “traição” e ironizou a continência a interesses estrangeiros em plena “Casa do Povo Brasileiro”.