Deputado que levou bandeira pró-Trump pede desculpas em reunião do PL
Deputado enfrenta críticas internas após apoio a Trump em declaração pública. A exibição da bandeira gerou descontentamento entre seus colegas durante reunião sobre temas relacionados a Bolsonaro.
Deputado Delegado Caveira (PL-PA) pediu desculpas à bancada após exibir uma bandeira em apoio a Donald Trump durante declaração à imprensa, na quinta-feira (17.jul.2025).
Ocorreu uma repreensão por parte de colegas em reunião fechada, onde afirmaram que o assunto não era apropriado.
As comissões de Segurança Pública e de Relações Exteriores, majoritariamente bolsonaristas, tinham reuniões marcadas para às 10h para votar moções de louvor a Jair Bolsonaro.
Momentos antes, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), proibiu reuniões de comissões até 1º de agosto.
Aliados de Bolsonaro chamaram a imprensa e, durante a declaração, Delegado Caveira mostrou a bandeira com a frase “Make America Great Again”, mas foi aconselhado a guardá-la logo em seguida.
Quando questionado sobre o motivo de esconder a bandeira, o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) disse que o local não era apropriado e que o “foco da reunião” era diferente.
A oposição se manifesta em um momento em que o governo de Lula tenta vincular as tarifas de 50% anunciadas por Trump aos bolsonaristas. Trump justificou a taxa em carta a Lula mencionando o julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.