Deputado do MDB destina emenda para recapear condomínio de luxo onde mora em SP
Em meio a críticas sobre a destinação de verbas públicas, Fábio Teruel afirma que a responsabilidade pela execução das obras é da prefeitura. A polêmica levanta questões sobre a legalidade e ética das emendas parlamentares utilizadas em áreas de elite.
Prefeitura de Barueri utilizou recursos de emendas parlamentares do deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) para o recapeamento de ruas no Residencial Tamboré 1, condomínio de luxo onde o parlamentar reside.
Em 2024, R$ 11 milhões foram transferidos para a cidade, sendo R$ 2,2 milhões destinados ao recapeamento. Teruel, que é também radialista e religioso, compartilha sua rotina luxuosa nas redes sociais.
A assessoria do deputado afirma que sua atuação é limitada à liberação de recursos, enquanto a responsabilidade das obras é da prefeitura. Há respaldo legal para destinar verbas a áreas de acesso controlado, desde que não se configure improbidade administrativa.
A Prefeitura justifica o recapeamento, sendo que um dos lotes beneficiados corresponde à residência de Teruel. Destaca que atuar na infraestrutura evita custos maiores futuros.
A gestão municipal afirma que as obras beneficiam vias públicas, e que todas as emendas foram utilizadas dentro da legalidade, sem privilégios.
As emendas parlamentares impositivas permitem que deputados e senadores direcionem recursos sem passar pelo governo federal, criando um ambiente de debate intenso sobre sua fiscalização.
Esses embates refletem na governabilidade, com o Congresso cobrando liberação de recursos, impactando medidas governamentais.