Deputado contesta permanência de Lupi após desvios no INSS
Deputado critica permanência de Carlos Lupi no governo Lula após denúncias de corrupção. O congressista destaca investigações da Polícia Federal e pressiona por uma CPI para apurar fraudes no INSS.
Deputado Coronel Assis (União Brasil-MT) fez um discurso contra o governo Lula, mencionando suspeitas de corrupção em ministérios da administração petista.
No plenário, ele questionou a permanência do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT-RJ), após a Polícia Federal encontrar desvios de R$ 6,3 bilhões em aposentadorias e pensões do INSS.
Assis criticou: “É triste saber que temos um ministro que testemunhou os desvios e ainda faz parte do governo.”
A PF iniciou a operação Sem Desconto em 23 de abril, investigando um esquema de descontos indevidos no INSS.
O líder do PDT, Mário Heringer (MG), defende a manutenção de Lupi, afirmando que sua saída significaria a desfiliação do partido do governo.
Além disso, Assis denunciou um acordo de R$ 328 milhões entre o MGI e a Esplanada Serviços Terceirizados LTDA, sob investigação por fraudes em licitações.
A empresa foi alvo de mandados de busca em 11 de fevereiro, mas o MGI aceitou sua proposta apenas 10 dias depois.
Esses casos aumentam a pressão sobre Lula, com outros deputados também cobrando o governo em um dia de plenário esvaziado.
Oposição coleta assinaturas para abrir uma CPI para investigar fraudes no INSS, liderada pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), com apoio de quase 171 congressistas.
Leia mais sobre o suposto esquema de corrupção no INSS.
Texto produzido por José Luis Costa sob supervisão de Augusto Leite.