Departamento de Justiça dos EUA pede lista de imigrantes detidos em prisões da Califórnia
Governo dos EUA busca dados sobre detentos não cidadãos na Califórnia para priorizar deportações. Solicitação ocorre em meio a tensões entre a administração Trump e políticas locais de proteção a imigrantes.
Departamento de Justiça dos EUA solicitou, nesta quarta-feira, listas de detentos não cidadãos em prisões da Califórnia, incluindo Los Angeles e San Francisco.
As informações solicitadas incluem:
- Crimes pelos quais foram presos ou condenados
- Datas de libertação programadas
O objetivo é ajudar as autoridades de imigração a priorizar a deportação de imigrantes ilegais que cometeram crimes após entrar irregularmente nos EUA.
A procuradora-geral Pam Bondi afirmou que imigrantes ilegais que cometem crimes representam um risco maior à segurança nacional.
O pedido se insere na batalha do governo Trump contra políticas californianas que protegem imigrantes, usando cortes orçamentários e operações migratórias na região metropolitana de Los Angeles.
A Casa Branca argumenta que os esforços visam prender imigrantes com ficha criminal, mas dados do ICE mostram que 68% das 2.031 pessoas detidas na região de Los Angeles entre 1 e 26 de junho não tinham antecedentes criminais.
*Com informações da EFE
Publicado por Sarah Paula