Democratas tentam expulsar Musk do governo até maio
Parlamentares democratas pressionam por afastamento de Elon Musk do governo até 30 de maio, citando exigências legais. O grupo já conta com 77 assinaturas em carta que pede sua renúncia e destaca possíveis consequências políticas.
Parlamentares democratas na Câmara dos Representantes dos EUA estão organizando uma campanha para afastar Elon Musk do comando do Doge (Departamento de Eficiência Governamental) até 30 de maio.
A campanha se baseia em uma exigência legal que limita funcionários especiais do governo a um período de 130 dias. Com a posse do presidente Donald Trump em 20 de janeiro, Musk precisa se desvincular até o prazo estipulado.
Até a noite de 4ª feira (9.abr.2025), pelo menos 77 membros do Partido Democrata já assinaram uma carta solicitando sua saída. O texto exige uma declaração pública imediata confirmando a renúncia e a renúncia da autoridade de decisão de Musk.
Os democratas afirmam que Musk não pode retornar como funcionário especial por um ano sem desinvestir em suas empresas, incluindo Tesla e SpaceX. Greg Casar, líder da Bancada Progressista do Congresso, ressaltou que esta é apenas a primeira medida contra Musk, visando aumentar a pressão pública sobre os republicanos até a data-limite.
Trump, em entrevista no 7 de abril, disse que manterá Musk no cargo o máximo que puder, elogiando seu talento e afirmando que o Doge será extinto.