Democratas iniciam campanha para expulsar Elon Musk do governo Trump até maio
Democratas na Câmara pressionam por saída de Elon Musk do governo Trump antes do prazo legal de 130 dias. A campanha, liderada pelo deputado Greg Casar, visa intensificar a pressão sobre os republicanos com a aproximação da data limite.
Políticos do Partido Democrata na Câmara dos Representantes dos EUA estão fazendo pressão para que Elon Musk seja afastado de sua posição no governo de Donald Trump até 30 de maio.
Os democratas afirmam que Musk, como funcionário especial, não pode ficar no cargo por mais de 130 dias consecutivos.
Até 9 de abril, 77 membros do partido assinaram uma carta pedindo sua saída. O deputado Greg Casar, do Texas, lidera a campanha, enfatizando que a pressão sobre os republicanos aumentará conforme a data se aproxima.
Trump reconheceu que Musk precisará se afastar, mas não especificou um prazo. Embora tenha elogiado suas contribuições, a presença do empresário é vista como um fardo político, especialmente após a recente derrota na Suprema Corte de Wisconsin.
No momento, Musk lidera o Doge (Departamento de Eficiência Governamental), uma iniciativa cujo objetivo é reduzir despesas e otimizar a administração pública, resultando em demissões e fechamento de agências, o que gerou controvérsias e críticas.
Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira