De olho em 2026, Zema, Caiado e Ratinho Júnior fazem périplo por feiras do agronegócio
Governadores se destacam em feiras do agronegócio em busca de apoio político. Estratégia visa herdar a influência de Jair Bolsonaro entre os produtores rurais.
Governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Júnior (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás) buscam consolidar-se como candidatos à Presidência da República.
Neste fim de semana, eles participaram da abertura da 90ª Expozebu em Uberaba (MG) e da Agrishow em Ribeirão Preto (SP), estratégico para o agronegócio.
A estratégia de marcar presença em eventos do setor é inspirada em Jair Bolsonaro (PL), que durante sua presidência foi identificado com o agronegócio.
No evento, Zema defendeu a união dos governadores para derrotar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando: "O Brasil não merece isso".
Caiado também criticou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), enfatizando a solidariedade do agronegócio: "Nos nossos estados é Abril Verde e Amarelo".
A presença de Bolsonaro na Agrishow é incerta devido à sua internação. Esta é a primeira edição do evento que ele não comparece desde sua gestão. O ex-presidente visitou todas as edições de 2019 a 2022.
A tensão política manteve-se, com Lula enviando representantes como Geraldo Alckmin, que destacou o apoio do governo federal ao agronegócio em seu discurso.
Com a inelegibilidade de Bolsonaro, os governadores intensificam esforços para conquistar os eleitores do agronegócio, vital para a direita.