De Lula a Collor: relembre presidentes que já foram presos no Brasil
Fernando Collor se torna o terceiro ex-presidente brasileiro preso, após condenação por corrupção na Lava Jato. O ex-presidente foi condenado a quase nove anos de prisão e sua detenção ocorre em um contexto de precedentes envolvendo outros dois ex-presidentes.
Fernando Collor, ex-presidente da República, foi preso na manhã de sexta-feira, 25, em Maceió (AL). Ele é o terceiro presidente desde a redemocratização a ser detido, após Lula e Michel Temer.
A prisão ocorreu a pedido do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que negou um recurso da defesa. Collor foi condenado a oito anos e dez meses de prisão por corrupção na Operação Lava Jato e por receber R$ 20 milhões em propinas da UTC Engenharia entre 2010 e 2014.
Antes de Collor, Lula foi o primeiro presidente da Nova República preso, em abril de 2018, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Após um ano e sete meses na prisão, foi solto com a declaração de inconstitucionalidade da prisão em segunda instância.
Michel Temer foi o segundo a ser preso, em março de 2019, por envolvimento em organização criminosa. Ele foi solto após quatro dias e foi absolvido em 2022.
A prisão de Collor foi confirmada após audiência de custódia e ele cumprirá pena na ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira em Maceió.
Historicamente, antes da Constituição de 1988, outros quatro presidentes foram presos, incluindo Hermes da Fonseca e Washington Luís. A prisão de Collor leva a um total de sete presidentes detidos desde o início da República brasileira.
Embora Collor tenha sido absolvido em um caso de corrupção no passado, ele enfrenta sérios problemas legais. A política brasileira viu diversos presidentes enfrentarem acusações legais, como José Sarney, Itamar Franco e Jair Bolsonaro, que também responde a múltiplos crimes após suas presidências.