Datafolha: Para 57%, Trump está errado ao pedir fim de julgamento de Bolsonaro em carta sobre tarifas
Pesquisa revela que 57% dos brasileiros desaprovam a interferência de Trump no julgamento de Jair Bolsonaro. Divisão entre eleitores de Bolsonaro e Lula mostra diferentes percepções sobre a situação do ex-presidente.
Mais da metade dos brasileiros (57%) acredita que o presidente dos EUA, Donald Trump, está errado ao pedir que a Justiça brasileira suspenda o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Datafolha divulgada em 31 de julho.
O levantamento, realizado nos dias 29 e 30 de julho, apontou que 36% dos entrevistados concordam com Trump, enquanto 7% não opinaram. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 130 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Entre os apoiadores de Bolsonaro, 66% defendem Trump, enquanto entre eleitores de Lula, 82% acreditam que ele está errado. Outros detalhes:
- 45% acreditam que Bolsonaro está sendo perseguido e injustiçado;
- Este número subiu para 48% entre homens e 37% entre jovens;
- Entre pessoas com renda de cinco a dez salários mínimos, 59% acham que Bolsonaro é perseguido.
Bolsonaro é réu no STF sob acusação de golpe de Estado após as eleições de 2022 e está inelegível até 2030. O julgamento do caso está previsto para início de setembro, com possibilidade de pena superior a 40 anos de prisão.
Sobre o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, 39% dos brasileiros acreditam que suas ações nos EUA influenciaram a decisão de Trump sobre o tarifaço. Entre os eleitores de Bolsonaro, 26% percebem um grande impacto.