Data centers são questão de soberania, diz secretário do MME
Tiago Barral ressalta a importância dos data centers para a soberania digital e a expansão do setor elétrico no Brasil. O governo busca atrair investimentos, aproveitando a abundância de energia renovável e a necessidade de infraestrutura local.
Tiago Barral, secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, destacou que o desenvolvimento de data centers no Brasil deve ser visto como uma estratégia de soberania digital e um motor para o setor elétrico.
A declaração ocorreu durante o seminário virtual promovido pelo Poder360 e a CPFL Energia, intitulado "Data Centers: Desafios e Oportunidades para o Setor Elétrico", realizado em 9 de abril de 2025.
Segundo Barral, o governo federal está buscando investimentos, aproveitando as vantagens competitivas brasileiras, como a vasta oferta de energia renovável e o potencial de infraestrutura.
Ele mencionou que o Brasil possui um pipeline quase inesgotável de projetos em energias eólica, solar, hidrelétrica e biomassa, capazes de atender à demanda crescente por energia dos data centers.
Barral também alertou sobre a dependência do Brasil de estruturas digitais no exterior, o que compromete a soberania tecnológica. Ele afirmou que tanto empresas quanto o governo estão muito dependentes de data centers fora do país devido a barreiras competitivas.
O SEMINÁRIO:
- O evento discutiu o potencial do Brasil em atrair investimentos para data centers.
- Focou nos desafios para expandir a infraestrutura elétrica e atender à demanda dessa indústria.
- Mediado por Paulo Silva Pinto, editor sênior do Poder360.