Damares aciona Ministério Público por saída de Lupi da Previdência
Senadora Damares Alves acusa o ministro Carlos Lupi de omissão em relação a fraudes no INSS e solicita seu impeachment. O pedido ocorre em meio a investigações sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) pediu à PGR o impeachment do ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), devido a suspeitas de fraude que resultaram em descontos em massa de aposentados e pensionistas do INSS.
A senadora alega que Lupi foi omisso após receber alertas sobre o aumento das fraudes durante uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social em junho de 2023. Ela destacou que essa omissão favoreceu a continuidade de um "esquema criminoso" que feriu a dignidade dos beneficiários.
Em resposta, Lupi negou as acusações, afirmando que demitiu o então diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis, ao tomar conhecimento da situação. Ele afirmou que as irregularidades foram herdadas de governos anteriores e que a maior parte dos acordos permitidos se deram antes de 2023.
Lupi deve se apresentar em uma audiência na Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (29). Na última quarta (23), a Polícia Federal e a CGU realizaram a operação Sem Desconto para combater um esquema de descontos não autorizados nas aposentadorias, que iniciou em 2016.
A operação mira associações e sindicatos que possuíam acordos com o INSS para descontos na folha de pagamento, oferecendo benefícios aos aposentados. A PF apontou envolvimento da cúpula do INSS na liberação desses descontos em massa, e o ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, foi demitido após assinar a autorização, mesmo depois de parecer contrário da Procuradoria.