HOME FEEDBACK

Críticas de Trump reacendem esquerda no Canadá

Mark Carney leva o Partido Liberal a uma vitória surpreendente, revertendo a vantagem dos conservadores. O novo primeiro-ministro deve lidar com os desafios econômicos e as tensões comerciais com os EUA.

Partido Liberal do Canadá, liderado por Mark Carney, conquista seu 4º mandato consecutivo nas eleições de 28 de abril de 2025.

Carney, de 60 anos, venceu o Partido Conservador, de Pierre Poilievre, em uma disputa marcada por mudanças significativas. Inicialmente, Poilievre era o favorito, liderando as pesquisas com 45% das intenções de votos antes da renúncia de Justin Trudeau em março.

A reviravolta na eleição ocorreu após a vitória de Donald Trump à presidência dos EUA, cujas tarifas e provocações impactaram diretamente o eleitorado canadense. Carney focou sua campanha em adversar as políticas de Trump, reforçando seu partido e revertendo a tendência.

Com a vitória, Poilievre não apenas perdeu a eleição, como também ficou fora do Parlamento, enquanto Bruce Fanjoy do Partido Liberal, assumiu sua cadeira em Carleton (Ontário).

Álvaro Pereira, especialista em política canadense, destaca que as questões que tornaram Trudeau impopular, como imigração e crise imobiliária, ficaram em segundo plano devido às tarifas de Trump, que tornaram-se prioridade para os canadenses.

No discurso de vitória, Carney assegurou que o Canadá não será controlado pelos EUA e criticou as tentativas de Trump. Ele prometeu remodelar as relações comerciais do Canadá globalmente, uma vez que o sistema atual está “acabado”.

Apesar da vitória, o novo governo de Carney enfrentará desafios significativos, como crescimento econômico e redução do desemprego.

Leia mais em poder360