Cristina Kirchner recebe Lula em apartamento onde cumpre prisão domiciliar na Argentina; veja vídeo
Lula se encontra com Cristina Kirchner e defende sua inocência durante visita em Buenos Aires. O presidente brasileiro demonstra apoio em meio a crise política e judicial da ex-presidente argentina.
Presidente Lula se encontra com Cristina Kirchner
Na quinta-feira, 3, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pela ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, atualmente em prisão domiciliar em Buenos Aires. O encontro durou cerca de uma hora e ocorreu após a participação de Lula na cúpula do Mercosul.
Após a visita, Lula encontrou o Prêmio Nobel da Paz argentino Adolfo Pérez Esquivel e afirmou acreditar na inocência de Cristina, sendo fotografado com um cartaz que dizia “Cristina Livre”.
A ex-presidente, condenada a seis anos de prisão por corrupção, cumpre pena sob medidas restritivas que incluem uso de tornozeleira eletrônica. Sua situação poderá se agravar se a Justiça não revalorizar o benefício.
Autorização da visita
A visita de Lula foi autorizada pelo advogado de Kirchner, Carlos Alberto Beraldi, e aconteceu sem declarações públicas do presidente. Lula tem sido cauteloso ao comentar a condenação.
Apesar dos gritos de apoio de militantes kirchneristas do lado de fora, Lula não fez manifestações políticas durante o encontro.
Contexto político
Cristina Kirchner, de 72 anos, é uma figura chave na oposição ao governo do presidente ultraliberal Javier Milei. Além da pena de prisão, ela enfrenta uma proibição perpétua de ocupar cargos públicos.
Após o encontro, Lula seguiu para agenda em Buenos Aires e viajará para o Rio de Janeiro, onde sediará a cúpula do Brics nos dias 6 e 7 de julho.