HOME FEEDBACK

Criação de Estado palestino seria ‘enorme recompensa ao terrorismo’, diz Netanyahu

Netanyahu rejeita criação de Estado palestino e aponta riscos de terrorismo. Macron propõe reabertura de diálogo para solução de dois Estados e destaca a necessidade de auxílio humanitário em Gaza.

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a criação de um Estado palestino seria “uma enorme recompensa ao terrorismo” durante conversa telefônica com o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta terça-feira (15).

Macron pediu a Netanyahu que reabrisse a “perspectiva de solução política de dois Estados” e mencionou a possibilidade da França reconhecer um Estado palestino em junho.

Segundo o gabinete de Netanyahu, ele se opôs firmemente à criação desse Estado, afirmando que ficaria a poucos minutos de cidades israelenses e se tornaria um bastião do terrorismo iraniano.

O comunicado também destacou que “nenhuma entidade palestina” condenou o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que iniciou a guerra na Faixa de Gaza.

Macron expressou preocupação com o “calvário” dos civis em Gaza, pedindo um cessar-fogo, libertação dos reféns e ajuda humanitária.

Ele sugeriu a realização de uma Conferência em junho, copresidida pela França e Arábia Saudita, que busca reconhecer tanto o Estado palestino quanto o Estado de Israel, com o objetivo de iniciar um dínamica de paz na região.

Quase 150 países já reconhecem o Estado palestino, incluindo Irlanda, Noruega e Espanha, que tomaram essa decisão em maio de 2024.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan